Dr. ALEXANDRE JOSÉ GONÇALVES DE MEDEIROS

 Possui graduação (Licenciatura em Física) pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (1984) e PhD em Science Education (University of Leeds - 1992). Tem experiência na área de História e Filosofia da Ciência aplicada ao ensino da Física, assim como nas áreas de Formação de Conceitos Científicos e Matemáticos e de Instrumentação para o Ensino da Física.


Acadêmico

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado em Science Education

1988 - 1992

University of Leeds
Título: Teachers of Physics Undestanding of the Nature of Science with Particular Reference to the Development of Force and Motion
Orientador: 1) Brian Chapman; 2) Geoffrey Cantor
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Física; Ensino Experimental de Física; História da Ciência; Filosofia da Ciência.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.

Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)

1982 - 1984

Universidade de São Paulo
Título: Condicionantes Históricos e Sociais no Ensino da Física,Ano de Obtenção: 1984
Orientador: Luiz Carlos de Menezes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Física.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.

Graduação em Licenciatura Em Física

1970 - 1978

Universidade Federal de Pernambuco


ÁREAS DE ATUAÇÃO

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: História e Filosofia da Ciência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Reunión Internacional sobre la Ensenãnza de la Física y la Especialización de Professores. 2005. (Congresso).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Congresso).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . XV Simpósio Nacionlde Ensino de Física. 2003. (Congresso).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2001. (Congresso).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . II Simpósio de Ensino de Física do Nordeste. 1986. (Congresso).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Seminários sobre História da Física. 1981. (Outro).

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Seminário de Física.A Física do LHC. 2008. (Outra).

Seminário de Física.Einstein e a Educação. 2008. (Outra).

CICLO DE PALESTRAS EM COMEMORAÇÃO AO ANO INTERNACIONAL DA FÍSICA.Einstein e a Educação. 2005. (Encontro).

IX SEMINÁRIO PEDAGÓGICO TEORIA E PRÁTICA EDUCACIONAL.A Física Moderna no Ensino Médio Atual. 2005. (Seminário).

V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Parecerista. 2005. (Encontro).

XV SNEF (Simpósio Nacional de Ensino de Física).Precerista. 2005. (Simpósio).

XXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE (SBF).Tendências Atuais no Ensino de Física. 2005. (Encontro).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.A Contribuição de Einstein à Moderna Filosofia da Ciência. 2004. (Seminário).

XXII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE (SBF).Educação Científica e Construção da Cidadania ? O Ensino de Física na Contemporaneidade. 2004. (Encontro).

9. REUNIÃO REGIONAL DA SBPC ? PB (EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA PARA A CIDADANIA).A Física Moderna no Ensino Médio. 2003. (Encontro).

I ENCONTRO DE ENSINO DE FÍSICA DA REGIÃO OESTE POTIGUAR.A Profissão do Professor e o Ensino de Física. 2003. (Encontro).

SEMINÁRIO DE ENSINO do Instituto de Física da USP.História, Experimentos e Cognição no Ensino da Física: Obstáculos Epistemológicos na Distinção entre o Momento Linear e a Energia Cinética. 2003. (Seminário).

XV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.Participação em Mesa Redonda: Novas Tecnologias no Ensino de Física. 2003. (Simpósio).

XXI ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE (SBF).Física e Teatro. 2003. (Encontro).

XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.A Relação Teoria-Experimento na História e no Ensino de Física. 2001. (Simpósio).

XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.Participação em Mesa Redonda: A Pesquisa em Ensino de Física e as Pós-Graduações em Ensino de Ciência e Ensino de Física. 1999. (Simpósio).

XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.Participação em Mesa Redonda: A Pesquisa em Ensino de. 1999. (Simpósio).

24. I SEMANA PEDAGÓGICO-CIENTÍFICA do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba.Desafios da Pós-Graduação no Ensino de Física. 1998. (Encontro).

SEMINÁRIO DE ENSINO do Instituto de Física da USP.A Importância da História da Ciência no Ensino de Física. 1998. (Seminário).

SIMPÓSIO: PAULO FREIRE ? EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO.Participação em Mesa Redonda (coordenador): O Ensino das Ciências numa Perspectiva Freireana. 1997. (Simpósio).

SIMPÓSIO: CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO ? 100 ANOS DE PIAGET E VYGOTSKY.Participação em Mesa Redonda: Construtivismos e Problematização no Ensino da Física. 1996. (Simpósio).

III ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPEM).Matemática e Arte no Renascimento. 1995. (Encontro).

V CONGRESSO DE INIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE. Participação em Mesa Redonda: Interdisciplinaridade no Ensino. 1995. (Congresso).

45a REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC).História e Filosofia da Ciência. 1993. (Outra).

II ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPEM) ? SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática).Raízes Não Européias na História da Matemática. 1992. (Encontro).

II SEMANA DE FÍSICA.A História da Física no Ensino da Física. 1987. (Encontro).

VII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.Participação em Mesa Redonda: O Papel da História da Ciência no Ensino da Física. 1987. (Simpósio).

Palestra Proferida: O Ensino da Física no 1o Grau.O Ensino da Física no 1o Grau. 1985. (Outra).

VI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.Participação em Mesa Redonda: Implicações da Filosofia e da História da Ciência para o Ensino da Física. 1985. (Simpósio).

CICLO DE PALESTRAS DE FÍSICA.A Pesquisa em Ensino de Ciências. 1983. (Outra).

I SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS.O Surgimento da Ciência na Antiguidade Grega e A Origem e a Evolução do Conceito de Carga Elétrica. 1982. (Simpósio).

SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA FÍSICA.O Surgimento da Ciência na Antiguidade Grega e A Origem e a Evolução do Conceito de Carga Elétrica. 1981. (Seminário).


PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Conversando com Einstein: As origens da Relatividade Geral e a Constante Cosmológica. A Física na Escola (Impresso) , v. 14, p. 40-49, 2016.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Conversando com Einstein sobre as ondas gravitacionais. A Física na Escola (Impresso) , v. 14, p. 56-66, 2016.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MOURA, Rosiane Valério ; João Tertuliano . A Astronomia na Literatura de Cordel. A Física na Escola (Impresso) , v. 11, p. 05-08, 2010.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ENTREVISTA COM O CONDE RUMFORD: DA TEORIA DO CALÓRICO AO CALOR COMO FORMA DE MOVIMENTO. A Física na Escola (Impresso) , v. 10, p. 5, 2009.

  • SILVEIRA, Fernando Lang ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O PARADOXO HIDROSTÁTICO DE GALILEU E A LEI DE ARQUIMEDES. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 26, p. 273, 2009.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA ESCALA FAHRENHEIT E O IMGINÁRIO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES DE FÍSICA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 24, p. 155, 2007.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ERIC ROGERS E O ENSINO DA FÍSICA MODERNA. A Física na Escola (Impresso) , v. 8, p. 40, 2007.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . CONVERSANDO COM SANTOS DUMONT SOBRE A FÍSICA DO COTIDIANO. A Física na Escola (Impresso) , v. 7, p. 5, 2006.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A HISTÓRIA E A FÍSICA DO FANTASMA DE PEPPER. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 23, p. 329, 2006.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . SANTOS DUMONT E O SEU PROFESSOR DE FÍSICA. A Física na Escola (Impresso) , v. 7, p. 33, 2006.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A BUSCA DA LIBERDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTOS DUMONT. A Física na Escola (Impresso) , v. 7, p. 29, 2006.

  • SILVEIRA, Fernando Lang ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A ILUSÃO SOBRE O TAMANHO DA LUA NO HORIZONTE. A Física na Escola (Impresso) , v. 7, p. 67, 2006.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DA FÍSICA MODERNA. Educação ((UFAL) , Maceió - AL, v. 21, n.2, p. 93-112, 2005.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ENTREVISTA COM EINSTEIN: DOS MISTÉRIOS DA FÍSICA CLÁSSICA AO NASCIMENTO DA TEORIA QUÂNTICA. A Física na Escola, São Paulo - SP, v. 6, n.1, 2005.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . CONVERSANDO COM MARCGRAVE: A ORIGEM DA MODERNA ASTRONOMIA NO HEMISFÉRIO SUL. Revista Latino Americana de Educação Em Astronomia, 2005.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A FÍSICA COM O CIRCO E O CIRCO SEM A FÍSICA. Folhetim da Física, Niterói - RJ, v. 4, n.23, 2005.

  • MEDEIROS, Cleide Farias de ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . EINSTEIN E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO. A Física na Escola (Impresso) , v. 6, p. 29, 2005.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . EINSTEIN, A FÍSICA DOS BRINQUEDOS E O PRINCÍPIO DA EQUIVALÊNCIA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 22, p. 299, 2005.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . PEDRO NUNES E O PROBLEMA HISTÓRICO DA COMPREENSÃO DA MEDIÇÃO DAS FRAÇÕES. Ciência e Educação (UNESP) , Bauru - SP, v. 10, n.3, p. 559-570, 2004.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . BRINCANDO E APRENDENDO COM O MISTÉRIO. Abc Educatio, São Paulo - SP, v. 37, 2004.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A FÍSICA NAS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS: UMA MECÂNICA DE EQUÍVOCOS. A Fisica na Escola, São Paulo - SP, v. 5, n.1, p. 7-14, 2004.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . O MÉTODO DA FALSA POSIÇÃO NA HISTÓRIA E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Ciência e Educação (UNESP) , Bauru - SP, v. 10, n.3, p. 545-557, 2004.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . DESVENDANDO O MISTÉRIO DO DUPLO CONE. Revista Brasileira de Ensino de Física , São Paulo - SP, v. 25, n.3, p. 1-7, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; RUIZ, Carlos Antonio López . AMONTONS Y LA CONSTRUCCIÓN DE LA IDEA DE LA EXISTENCIA DE UN CERO ABSOLUTO. Educación Química , Ciudad del Mexico - ME, Mexico, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ENTREVISTA COM KEPLER: A DESCOBERTA DA TERCEIRA LEI DO MOVIMENTO PLANETÁRIO. A Física na Escola, São Paulo - SP, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências Abrapec, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; PORTO, Rogério . ENTREVISTA COM LEOPOLD INFELD: UMA HISTÓRIA SAÍDA DAS SOMBRAS. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis - SC, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon ; MEDEIROS, Cleide Farias de . MATEMÁTICA E MÚSICA: AS PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS E O PADRÃO DE INTERVALOS DA ESCALA CROMÁTICA. Bolema (Rio Claro) , Rio Claro - SP, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . O PENSAMENTO DIALÉTICO DE BENTO DE JESUS CARAÇA E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Educação e Ciência, Lisboa - Portugal, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; CARMO, Luiz Augusto de Carvalho . PROBLEMATIZANDO O USO DE MERGULHADORES DE DESCARTES NO ENSINO DA HIDROSTÁTICA EM UM CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA. Engevista (UFF) , Niterói - RJ, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; RUIZ, Carlos Antonio López . ÉTICA , QUESTÃO AMBIENTAL E PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Jornal da Ciência , v. 519, p. 12, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . AS ORIGENS DO ENSINO DA FÍSICA EM PORTUGAL NO SÉCULO XVIII. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá - PR, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONTEXTOS DA DESCOBERTA E DA JUSTIFICATIVA NA ÁLGEBRA DE PEDRO NUNES. Epistêmê (Feira de Santana) , Porto Alegre - RS, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . OS RAIOS NO IMAGINÁRIO POPULAR. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ENTREVISTA COM KEPLER: DO SEU NASCIMENTO À DESCOBERTA DAS DUAS PRIMEIRAS LEIS. Física na Escola, São Paulo - SP, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . AS ORIGENS HISTÓRICAS DO ELETROSCÓPIO. Revista Brasileira de Ensino de Física , São Paulo - SP, v. 24, n.3, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DA FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Física , São Paulo - SP, v. 24, n.2, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO, Maria Amélia . A INVISIBILIDADE DOS PRESSUPOSTOS E DAS LIMITAÇÕES DA TEORIA COPERNICANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis - SC, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . DIFERENTES SIGNIFICADOS DA PALAVRA MASSA EM DIFERENTES ÉPOCAS. Ciência E Ensino, Campinas - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A ATUALIDADE PEDAGÓGICA DA CONTROVÉRSIA HISTÓRICA SOBRE A VERDADEIRA DEFINIÇÃO DA FORÇA DE UM CORPO. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências , Belo Horizonte - MG, v. 3, n.1, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . UMA ENTREVISTA COM TYCHO BRAHE 400 ANOS APÓS A SUA MORTE. Física na Escola, São Paulo - SP, v. 2, n.1, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS NAS ICONICIDADES DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA. Revista Brasileira de Pesquisas Em Educação Em Ciências Abrapec, Atibaia - SP, v. 1, n.1, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . DETERMINANDO EXPERIMENTALMENTE O VALOR DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE. Folhetim da Física, Niterói - RJ, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; BEZERRA FILHO, Severino . A NATUREZA DA CIÊNCIA E A INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA FÍSICA. Educação Ciência, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A PRENSA HIDRÁULICA NA SALA DE AULA: DE ONDE VEM OS NOVE?. Folhetim da Física, Niterói - RJ, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ERASTO MPEMBA E A LEI DO RESFRIAMENTO. Folhetim da Física, Niterói - RJ, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ASTON E A DESCOBERTA DOS ISÓTOPOS. Química Nova na Escola , São Paulo - SP, v. 10, p. 32-37, 1999.

  • MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . DISTORÇÕES CONCEITUAIS DOS ATRIBUTOS DO SOM PRESENTES NAS SÍNTESES DOS TEXTOS DIDÁTICOS: ASPECTOS FÍSICOS E FISIOLÓGICOS Francisco Nairon Monteiro Júnior & Alexandre Medeiros. Educação Em Ciências, 1998.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . OS LIVROS DIDÁTICOS E A NATUREZA DA CIÊNCIA. Quid, Teresina - PI, 1992.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . NÚMEROS NEGATIVOS: UMA HISTÓRIA DE INCERTEZAS. Bolema (Rio Claro) , v. 7, n.8, 1992.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . CONDICIONANTES HISTÓRICOS E SOCIAIS NO SURGIMENTO DA FÍSICA. Enseanza de las Ciencias , Barcelona - Espanha, 1987.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO NA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA FÍSICA. Enseanza de las Ciencias , Barcelona - Espanha, 1987.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . CONDICIOANTES HISTÓRICOS E SOCIAIS NO SURGIMENTO DA FÍSICA. Enseanza de las Ciencias , v. 7, p. 121, 1987.

  • MEDEIROS, Cleide Farias de ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O UNZINHO QUE É INVISÍVEL. Linha Mestra, Recife - PE, 1985.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . KUHN X FEYRABEND. Nova Stella, São Paulo - SP, v. 2, 1984.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . SANTOS DUMONT E A FÍSICA DO COTIDIANO. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. v. 01. 193p .

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . EINSTEIN E A EDUCAÇÃO. 01. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. v. 01. 260p .

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . O CONCRETO-ABSTRATO NA EDUCAÇÃO EM FÍSICA E EM MATEMÁTICA. Recife - PE: Editora da UFRPe, 2001. v. 1.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A TERMOMETRIA: DE GALILEU A FAHRENHEIT. Recife- PE: Editora Liber, 1999. v. 1. 78p .

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ENTREVISTA COM ALEXANDRE MEDEIROS: REFLETINDO SOBRE EPISTEMOLOGIA, EXPERIMENTAÇÃO E REALIDADE. In: Regina Maria Rabello Borges. (Org.). FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS E TEORIAS. 01ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, v. 01, p. 20-57.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DA FÍSICA MODERNA. In: Roberto Nardi. (Org.). A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ALGUNS RECORTES. 2ed.São Paulo: Editora Escrituras, 2007, v. 1, p. 273-292.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DA FÍSICA. In: Nelson Studart. (Org.). FÍSICA COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO. 1ed.Brasília: Ministerio da Educação - UNESCO, 2006, v. 7, p. 46-58.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . O BARULHENTO RÓI-RÓI. JORNAL O GLOBO, Rio de Janeiro - RJ, 08 out. 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; CARVALHO, Paulo ; ALMEIDA, Argus de . O RECIFE NO PRIMEIRO MUNDO. JORNAL DO COMMERCIO, Recife - PE, 17 jul. 1992.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MOURA, Rosiane Valério . CAMINHANDO SOBRE BRASAS. In: VI Seminário de Folkcomunicação e Cultura Popular, 2009, Campina Grande-PB. VI Simpósio de Folkcomunicação e Culura Popular, 2009.

  • BARROS, Marcos Antônio Sousa ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: O FENÔMENO DA CAPILARIDADE E OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FÍSICA. In: XIV ENCONTRO NAIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2008, Curitiba. XIV ENCONTRO NAIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2008.

  • BARROS, Marcos Antônio Sousa ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . O CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO E ESPONTENEIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. In: XIV ENCONTRO NAIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2008, Curitiba. XIV ENCONTRO NAIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2008.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de ; CARMO, Luiz Augusto de Carvalho . MODELAGENS E SUBSUNÇORES NA COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM MERGULHADOR DE DESCARTES. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2003, Maragogi - AL, 2003.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . SUBSUNÇORES E FIXAÇÕES NA COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM DUPLO CONE. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2003, Maragogi - Al, 2003.

  • SOUZA, Lúcia Helena Aguiar de ; SILVA, Petronildo B. da ; CÂMARA, Cláudio A.g. da ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A QUÍMICA DAS CORES. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2002, Recife - PE, 2002.

  • MONTEIRO, Maria Amélia ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . A QUÍMICA DOS CÉUS: 200 ANOS DO NASCIMENTO DA ESPECTROSCOPIA. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2002, Recife - PE, 2002.

  • BARROS, Marcos Antônio Sousa ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; SOUZA, Lucia Helena Aguiar de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . MODELOS MENTAIS DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO DE QUÍMICA E DE FÍSICA SOBRE O FENÔMENO DA CAPILARIDADE. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2002, Recife - PE, 2002.

  • MONTEIRO, Cícero Henrique da Cunha ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon ; MEDEIROS, Cleide Farias de ; CÂMARA, Cláudio A.g. da . MODELOS MENTAIS DE ESTUDANTES DE QUÍMICA SOBRE A PRESSÃO DE VAPOR EM SOLUÇÕES. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2002, Recife - PE, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; CÂMARA, Cláudio Augusto Gomes da ; SOUZA, Lucia Helena Aguiar de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . DO POLARISCÓPIO AO POLARÍMETRO: A EVOLUÇÃO DE UM INSTRUMENTO. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2002, Recife - PE, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; SOUZA, Lucia Helena Aguiar de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon ; CÂMARA, Cláudio Augusto Gomes da ; MEDEIROS, Cleide Farias de . A EDUCAÇÃO QUÍMICA E A MÚSICA: A VIDA E A OBRA DE ALEKSANDR BORODIN. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2002, Recife - PE, 2002.

  • THOMAZ NETO, Mario José de Oliveira ; MEDEIROS, Cleide Farias de ; CÂMARA, Cláudio A.g. da ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . COGNIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO QUÍMICA E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2002, Recife - PE, 2002.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS NAS ICONICIDADES DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS, 2001, Atibaia - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; PORTO, Rogério . A VIDA E A OBRA DE LEOPOLD INFELD: UMA HISTÓRIA SAÍDA DAS SOMBRAS. In: 8 SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro - RJ. Atas, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E HISTÓRICOS NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE ENERGIA CINÉTICA E DE MOMENTO LINEAR. In: NO SEMINÄRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, 2001, São Paulo - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Cleide Farias de ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A INFLUÊNCIA DE LOCKE NO ILUMINISMO PORTUGUÊS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA O ENSINO DA CIÊNCIA EXPERIMENTAL. In: SEMINÄRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, 2001, São Paulo - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . AS RAÍZES HISTÓRICAS DOS MECANISMOS DE REGISTRO DO SOM E O ENSINO DA ACÚSTICA. In: SEMINÄRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, 2001, São Paulo - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . OS RAIOS NO IMAGINÁRIO POPULAR. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001, Atibaia - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . PROBLEMAS DE LINGUAGEM NA CONCEITUAÇÃO DA PALAVRA MASSA. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001, Atibaia - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO, Maria Amélia . COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ASTRONOMIA. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001, Atibaia - SP, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . A RECONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS COMO UMA FERRAMENTA HEURISTICA NO ENSINO DA FÍSICA. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001, Atibaia - SP. III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001, Atibaia - SP. TEXTO DE PARTICIPAÇÃO EM MESA REDONDA, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . AS ORIGENS ILUMINISTAS DO IDEÁRIO DE EDUCAÇÃO E DE CIÊNCIA CONTIDO NOS ESTATUTOS DE FUNDAÇÃO DO SEMINÁRIO DE OLINDA EM 1800. In: 8 SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro - RJ. Atas, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . ALGUMAS TENDÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE RECONSTRUÇÕES EXPERIMENTAIS HISTÓRICAS. In: 8 SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . JESUÍTAS E ORATORIANOS NO SÉCULO XVIII: O EMBATE SOBRE O ENSINO DA CIÊNCIA EM PORTUGA. In: 8 SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro - RJ, 2001.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MENDONÇA, Rildo José ; RODRIGUES, Ayana ; MENDONÇA, Conceição . REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E O NÚMERO DE OXIDAÇÃO: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS RELACIONAM ESTES DOIS CONCEITOS. In: 52a REUNIÃO ANUAL DA SBPC - Universidade de Brasília, 2000, Brasília - DF. Atas, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MENDONÇA, Rildo José ; RODRIGUES, Ayana ; MENDONÇA, Conceição . COMBUSTÃO E OXIDAÇÃO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA ABORDAGEM QUE OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA ORGÂNCIA FAZEM DO RELACIONAMENTOI ENTRE ESSES FENÔMENOS. In: 52a REUNIÃO ANUAL DA SBPC - Universidade de Brasília, 2000, Brasília - DF. Atas, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; LIMA, Nivaldo ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . A COERÊNCIA TEXTO-IMAGEM NO ESTUDO DE ELETRÓFOROS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 2000, Florianópolis - SC. Atas, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; LIMA, Nivaldo . IDENTIFICANDO PRESSUPOSTOS E CONTEXTOS DE VALIDADE EM EXPERIMENTOS COM ELETROSCÓPIOS. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 2000, FLORIANÓPOLIS - SC. Atas, 2000.

  • CARMO, Luiz Augusto de Carvalho ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . DISTORÇÕES CONCEITUAIS EM IMAGENS DE LIVROS TEXTOS: O CASO DO EXPERIMENTO DE JOULE COM O CALORÍMETRO DE PÁS. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 2000, Florianópolis - SC. Atas, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; LINS, Suzana ; DIAS, Edson . ESTUDANDO OS MODELOS MENTAIS DE ESTUDANTES COM A UTILIZAÇÃO DE UM QUADRO DE CIRCUITOS. In: ATAS DO ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 2000, FLORIANÓPOLIS. Atas, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de ; BEZERRA FILHO, Severino . A COMPLEXIDADE E AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MASSA. In: II SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DO IOSTE (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION), 2000, São Paulo - SP, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . MESMER E A DOUTRINA DO MAGNETISMO ANIMAL NO SÉCULO XVIII. In: II SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DO IOSTE (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION), 2000, São Paulo - SP. Atas, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . RESGATANDO O DEBATE ENTRE BERNOULLI, LAGRANGE E EULER SOBRE O PROBLEMA DA CORDA VIBRANTE. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 2000, FLORIANÓPOLIS - SC. Atas, 2000.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . A MATEMATIZAÇÃO DA CORDA VIBRANTE NO SÉCULO XVIII. In: IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1999, Recife - PE. Atas, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . O SÉCULO XIX E AS SÉRIES DE FOURIER. In: IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1999, RECIFE - PE. Atas, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . MATERIAIS MANIPULATIVOS NA COMPREENSÃO DO ALGORITMO RUSSO DA MULTIPLICAÇÃO. In: IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1999, RECIFE - PE. Atas, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MEDEIROS, Cleide Farias de . REPENSANDO O PAPEL DO ALGORITMO RUSSO DA MULTIPLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1999, RECIFE - PE. Atas, 1999.

  • MEDEIROS, Cleide Farias de ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . INVESTIGANDO FIXAÇÕES E HARMONIAS ILUSÓRIAS NA APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA. In: II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação nas Ciências, 1999, Valinhos-SP. II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação nas Ciências, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . COM ISÓTOPOS NA MENTE E DALTON NO CORAÇÃO. In: II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação nas Ciências, 1999, Valinhos-SP. II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação nas Ciências, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; CARMO, Luiz Augusto de Carvalho . PERSPECTIAS HISTÓRICAS E EXPERIMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIVALÊNCIA CALOR-ENERGIA. In: II Simpósio de Pesquisa e Pós-Grduação da UFRPE, 1999, Recife-PE. II Simpósio de Pesquisa e Pós-Grduação da UFRPE, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO, Maria Amélia . UMA INVESTIGAÇÃO DE COMO OS LIVROS DIDÁTICOS APRESENTAM A TEORIA COPERNICANA E AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DA FÍSICA. In: II Simpósio de Pesquisa e Pós-Grduação da UFRPE, 1999, Recife-PE. II Simpósio de Pesquisa e Pós-Grduação da UFRPE, 1999.

  • MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . SÍNTESE OU DISTORÇÃO: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS APRESENTAM O CONCEITO DE TIMBRE. In: II Simpósio de Pesquisa e Pós-Grduação da UFRPE, 1999, Recife-PE. II Simpósio de Pesquisa e Pós-Grduação da UFRPE, 1999.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; BEZERRA FILHO, Severino . HANDS-ON EXPERIMENTS ABOUT KINEMATICS BASED ON THE HISTORY OF PHYSICS. In: INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE -GIREP, 1998, Duisburg - Germany. PROCEEDINGS of the INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE -GIREP, 1998.

  • COSTA, Ernande ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; ALMEIDA, Jadson . USING TOYS TO EXPLORE OPTICAL ILLUSIONS. In: INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE -GIREP, 1998, DUISBURG - GERMANY. PROCEEDINGS of the INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE -GIREP, 1998.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . THE ROI-ROI: EXPLORING RESONANCE PHENOMENON USING AN INTERESTING BRAZILIAN FOLK TOY. In: INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE-GIREP, 1998, DUISBURG - GERMANY. PROCEEDINGS of the INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE -GIREP, 1998.

  • MEDEIROS, Cleide Farias de ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO, Maria Amélia . PHYSICAL SIMILARITIES AND DISSIMILARITIES BETWEEN TWO INTERESTING TOYS. In: INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE-GIREP, 1998, DUISBURG - GERMANY. PROCEEDINGS of the INTERNATIONAL CONFERENCE HANDS ON EXPERIMENTS IN PHYSICS EDUCATION - ICPE -GIREP, 1998.

  • LARANJEIRA, Denilson ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . UMA INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES CONCEITUAIS DE PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DE QUESTÕES DE HIDROSTÁTICA. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA - MG, 1997.

  • LUCENA, Edson ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-EXPERIMENTAL PARA O ESTUDO DA GERAÇÃO E PROPAGAÇÃO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA - MG, 1997.

  • MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O QUE É O TIMBRE? AS VISÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA E MÚSICOS NA PERSPECTIVA DO MODELO CIENTÍFICO VIGENTE. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA, 1997.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A FÍSICA DOS BRINQUEDOS. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA - MG, 1997.

  • CARMO, Luiz Augusto de Carvalho ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E EXPERIMENTAIS NA DETERMINAÇÃO DO EQUIVALENTE MECÂNICO DO CALOR. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA - MG, 1997.

  • LIMA JUNIOR, Nivaldo Ribeiro ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . CONSTRUINDO OS CONCEITOS DE TRABALHO E ENERGIA NUMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA, 1997.

  • BEZERRA FILHO, Severino ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A NATUREZA DA CIÊNCIA E A INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA - MG, 1997.

  • LINS, Suzana ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . APLICAÇÃO DA ELETRÔNICA NA CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS VOLTADOS PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DA FÍSICA. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA - MG, 1997.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; LIMA JUNIOR, Nivaldo Ribeiro . ALTERNATIVAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DA ELETROSTÁTICA. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA - MG, 1997.

  • LUCENA, Edson ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-EXPERIMENTAL PARA O ESTUDO DA GERAÇÃO E PROPAGAÇÃO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1997, RECIFE - PE, 1997.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ENSINANDO HISTÓRIA DA CIÊNCIA NUM ENFOQUE EXTERNALISTA. In: 2o SEMINÁRO LATINO-AMERICANO SOBRE ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 1997, São Paulo - SP, 1987.

  • MELO JUNIOR, Ronaldo ; SILVA, Blenio ; SILVA, Jadson ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . FORMAÇÃO DE CRATERAS DE IMPACTO: UM LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. In: XV Encontro Nacional da SBPC, 1997, Natal-RN. XV Encontro Nacional da SBPC, 1997.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; LINS, Suzana . APLICAÇÃO DA ELETRÔNICA NA CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS VOLTADOS PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DA FÍSICA. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1996, Recife - PE. VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1996.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MOURA JÚNIOR, Marco ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . MODIFICAÇÕES NUM PLANO DE PACKARD PARA O ESTUDO DO PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS MOVIMENTOS. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1995, RECIFE - PE. V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1995.

  • SILVA, Francisco ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . CONSTRUÇÃO DE UM ACELERÔMETRO ROTATIVO PARA A DETERMINAÇÃAO DO VALOR DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1995, Recife - PE, 1995.

  • ALMEIDA, Jadson ; MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon . UM DISPOSITIVO MECÂNICO PARA A VISUALIZAÇÃO DAS FIGURAS DE LISSAJOUS. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1995, Recife - PE, 1995.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; SILVA, Nelson ; CARMO, Luiz Augusto de Carvalho . DISCUTINDO OS CONCEITOS FÍSICOS ENVOLVIDOS EM CONSTRUÇÕES ALTERNATIVAS DE HEMISFÉRIOS DE MAGDEBURGO. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE, 1995, Recife - PE, 1995.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 1987, São Paulo - SP, 1987.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ENSINANDO HISTÓRIA DA CIÊNCIA NUM ENFOQUE EXTERNALISTA. In: II Seminário Latino-Americano sobre Alternativas para o Ensino da História da Ciência e da Tecnologia, 1987, São Paulo-SP. II Seminário Latino-Americano sobre Alternativas para o Ensino da História da Ciência e da Tecnologia, 1987.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A OBRA DE NEWTON NO CONTEXTO DO MERCANTILISMO. In: II COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, 1986, Campinas - SP, 1986.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . ELETRODINÂMICA NO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DO SÉCULO XIX. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, 1986, RIO DE JANEIRO - RJ, 1986.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . PRÁTICA DE ENSINO: UMA PRÁTICA CENTRADA NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO, 1983, São Paulo - SP, 1982.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CARGA ELÉTRICA. In: V SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 1982, Belo Horizonte - MG, 1982.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; GERMANO, Auta Stella ; AGRA, João Tertuliano Nepomceno ; CAMÊLLO, Ricardo Rogério Cordeiro ; COSTA, Renilton Correia da ; ERNANDES, Francisco . O ENSINO ATUAL DA FÍSICA DO SÉCULO PASSADO. In: XV SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro - RJ, 2005.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de ; MOURA, Rosiane Valério ; AGRA, João Tertuliano Nepomceno . A ASTRONOMIA NA LITERATURA DE CORDEL. A Física na Escola (Impresso) , 2009.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . COMO FUNCIONAM OS BRINQUEDOS DANÇANTES. Ciência Hoje das Crianças , 2009.

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Tendências Atuais no Ensino de Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Física Moderna no Ensino Médio Atual. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Einstein e a Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O Caso Mileva Maric-Einstein. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Educação Científica e Construção da Cidadania ? O Ensino de Física na Contemporaneidade.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Política Educacional e Ensino de Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Física e Sociedade ? Desafios Sociais do Ensino de Física no Século XXI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Contribuição de Einstein à Moderna Filosofia da Ciência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Física Moderna no Ensino Médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Universidade Federal de Campina Grande. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Física e Teatro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Profissão do Professor e o Ensino de Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: Metodologia e Prática de Ensino na Formação do Professor de Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: Novas Tecnologias no Ensino de Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . História, Teatro e Experimentos no Ensino de Física.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . História, Experimentos e Cognição no Ensino da Física: Obstáculos Epistemológicos na Distinção entre o Momento Linear e a Energia Cinética. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Relação Teoria-Experimento na História e no Ensino de Física. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação na Mesa Redonda: A História da Ciência no Ensino da Física. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Atividade Cultural Desenvolvida: A Prensa Hidráulica na Sala de Aula. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: A Pesquisa em Ensino de. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Importância da História da Ciência no Ensino de Física ?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Desafios da Pós-Graduação no Ensino de Física. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . História, Filosofia e Ensino de Física: Possibilidades de Reaproximação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda (coordenador): O Ensino das Ciências numa Perspectiva Freireana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: Construtivismos e Problematização no Ensino da Física. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: Interdisciplinaridade no Ensino. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Matemática e Arte no Renascimento. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . História e Filosofia da Ciência. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Raízes Não Européias na História da Matemática. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: O Uso da História da Matemática no Ensino da Matemática. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A História da Física no Ensino da Física. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: O Papel da História da Ciência no Ensino da Física. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Coordenação de Grupo de Trabalho: O Segundo Grau. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O Ensino da Física no 1o Grau. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Participação em Mesa Redonda: Implicações da Filosofia e da História da Ciência para o Ensino da Física. 1985. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A Pesquisa em Ensino de Ciências. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . Piaget e o Ensino da Ciência. 1982. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O Surgimento da Ciência na Antiguidade Grega e A Origem e a Evolução do Conceito de Carga Elétrica. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

OUTRAS PRODUÇÕES

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A FÍSICA DO LHC: A BUSCA DA PARTÍCULA DE DEUS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A QUÍMICA DOS CÉUS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DA FÍSIC MODERNA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . FÍSICA MODERN PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA E DE CIÊNCIAS FÍSICAS. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA E AS PÓS-GRADUAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIA E ENSINO DE FÍSICA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . PROBLEMATIZANDO A HISTÓRIA DA TERMOMETRIA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . MECÂNICA I - O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA E DE CIÊNCIAS FÍSICAS. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . FUNDAMENTOS DA ASTRONOMIA. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . TERMODINÂMIC E ELETRODINÂMICA NO CONTEXTO DAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA ANTIGUIDADE E NO MEDIEVO. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Alexandre José Gonçalves de . HISTÓRIA DA FÍSICA NO ENSINO. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 1996 - 1999

    Criação do Mestrado em Ensino das Ciências, Descrição: Criação do Curso de Especialização em Ensino de Física, 1995-1996. Elaboração do Projeto para Autorização de Funcionamento junto à CAPES. Acompanhamento da Tramitação nos Colegiados Superiores da UFRPe. Participação no Quadro de Docentes Pioneiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre José Gonçalves de Medeiros - Coordenador / Cleide Farias de Medeiros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

PRÊMIOS

1992

MENÇÃO DE LOUVOR pelo Artigo 'O RECIFE NO PRIMEIRO MUNDO', Jornal do Comércio 17 DE JULHO DE 1992, CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE.

Histórico profissional

ENDEREÇO PROFISSIONAL

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco, Área de Física. , Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, 52171-900 - Recife, PE - Brasil, URL da Homepage:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1979 - 2014

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Colaborador: 01/1979 a 12/1980. Professor Assistente: 01/1981 a 12/1989. Professor Adjunto: 01/1990 a 12/2003. Professor Associado: 08/2014 Aposentado: 08/2014

Atividades

  • 01/1979 - 12/2003

    Ensino, Licenciatura Em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino da Física, Física Geral I, II, III, e IV, Física Experimetal I, II, III, e IV, História da Física

  • 02/1999 - 09/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Coordenação Didática, Mestrado Em Ensino de Ciências.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Coordenação Didática do Mestrado em Ensino de Ciências.

  • 01/1996 - 09/2000

    Ensino, Ensino das Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência e a Educação nas Ciências, Tendências da Educação nas Ciências, Seminários de Pesquisa em Educação nas Ciências, Tópicos de Pesquisa em História da Ciência: A Revolução Científica do Século XVII, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação nas Ciências, Metodologia da Pesquisa em Ensino das Ciências, Tendências de Pesquisa em Ensino das Ciências

  • 01/1998 - 12/1999

    Extensão universitária , Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Escolas de Ensino Médio de Sergipe.,Atividade de extensão realizada, Atualização de Professores de Ciências e de Física.

  • 01/1998 - 01/1999

    Treinamentos ministrados , Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Escolas de Ensino Médio de Sergipe.,Treinamentos ministrados, Atualização de Professores de Ciências e de Física

  • 01/1996 - 12/1998

    Direção e administração, Direção do Departamento de Física e Matemática, Departamento de Física e Matemática.,Cargo ou função, Diretor.

  • 01/1998 - 01/1998

    Extensão universitária , Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Escolas de Ensino Médio de Pernambuco.,Atividade de extensão realizada, Atualização de Professores de Ciências e de Física.

  • 01/1998 - 01/1998

    Treinamentos ministrados , Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Escolas de Ensino Médio de Pernambuco.,Treinamentos ministrados, Atualização de Professores de Ciências e de Física

  • 02/1996 - 02/1997

    Ensino, Especialização Em Ensino de Física, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Evolução das Idéias da Física Clássica, História da Física Contemporãnea

  • 01/1995 - 12/1996

    Direção e administração, Coordenação do Curso de Especialização Em Ensino de Física, Curso de Especialização Em Ensino de Física.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/1994 - 12/1996

    Direção e administração, Coordenação do Curso de Licenciatura Em Ciências, Curso de Licenciatura Em Ciências.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/1993 - 12/1996

    Pesquisa e desenvolvimento, Oficina Mecânica do Departamento de Física e Matemática, Departamento de Física e Matemática.,Linhas de pesquisa

  • 01/1993 - 12/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Oficina Mecânica do Departamento de Física e Matemática, Oficina Mecânica do Departamento de Física e Matemática.,Atividade realizada, Desenvolvimento de Aparatos de Mecânica dos Fluidos.

  • 01/1994 - 12/1995

    Direção e administração, Área de Física, Departamento de Física e Matemática.,Cargo ou função, Supervisor.

  • 01/1987 - 12/1989

    Direção e administração, Coordenação do Curso de Licenciatura Em Ciências, Curso de Licenciatura Em Ciências.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/1987 - 12/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Coordenação Didática, Curso de Engenharia Florestal.,Cargo ou função, Membro de Conselho de Coordenação Didática do Curso de Engenharia Florestal.

  • 01/1985 - 01/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade Brasileira de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino.

  • 03/1987 - 12/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Coordenação Didática, Curso de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Membro de Conselho de Coordenação Didática do Curso de Ciências Biológicas.

  • 01/1985 - 01/1987

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade Brasileira de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino.

  • 01/1981 - 12/1983

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cppd Comissão Permanente de Pessoal Docente, Administração Superior.,Cargo ou função, Membro da CPPD da UFRPe.

1982 - 1982

Universidade de São Paulo

Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1982 - 01/1982

    Estágios , Instituto de Física, Departamento de Física Experimental.,Estágio realizado, Pesquisador Visitante.

1979 - 1980

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas de Física Geral para alunos de Cursos de Engenharia.

Atividades

  • 01/1979 - 12/1980

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física

1987 - 1989

Sociedade Brasileira de Física

Vínculo: Secretário Adjunto, Enquadramento Funcional: Secretário Adjunto

1985 - 1989

Sociedade Brasileira de Física

Vínculo: Membro da Comissão de Ensino, Enquadramento Funcional: Sócio

1985 - 1989

Sociedade Brasileira de Física

Vínculo: Membro da Comissão de Ensino, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão

1979 - 1981

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas de Física Geral para alunos de cursos de Engenharia, Física, e Química.

Atividades

  • 01/1979 - 12/1981

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física

1971 - 1979

Ensino Médio Física e Matemática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Outras informações:
Aulas de Física em Escolas de Ensino Médio, e em Cursos Pré-Vestibulares.

Atividades

  • 01/1971 - 12/1979

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática

2019 - 2021

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HIPÉRIDES LAMARTINE DE FARIA (1926 - 2014).

JOSENILDO DANTAS DE MEDEIROS

FRANCISCO GALBI SALDANHA