NATHÁLIA MARIA MONTENEGRO DINIZ

 


  Filha de João Diniz Fernandes e de Izabel Maria Nóbrega Montenegro Diniz. Irmã de Izabel Maria Montenegro Diniz Macêdo, Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva, Adilia Maria Montenegro Correia de Aquino, Ana Tereza Montenegro Diniz Mafra, João Diniz Fernandes Júnior, Joaquim Apolinar Nóbrega Diniz, Alexandre Augusto Nóbrega Diniz e Marcus César Nóbrega Montenegro Diniz. 

Escreveu um trabalho fantástico e memorável: 'V E L H A S F A Z E N D A S D A R I B E I R A D O S E R I D Ó'. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo. 

O Seridó é uma microrregião do semi-árido do Rio Grande do Norte, caracterizada por uma vegetação de caatinga e terra muito erodida, devido ao regime de escassez e desigual distribuição de chuvas. O povoamento iniciou-se no século XVII. A pecuária foi a atividade que levou ao assentamento das famílias no sertão potiguar e o cultivo do algodão, que se apresentou posteriormente como atividade econômica bastante rentável, foi o ampliador e fortalecedor da fixação da população no Seridó. As fazendas de gado existentes na região constituem-se em exemplares de grande relevância para o patrimônio arquitetônico do Brasil, embora construídas com formas modestas e sem assinatura de arquitetos.Infelizmente, esse acervo, fundamental para a identidade da região e para o Rio Grande do Norte, vem sendo dilapidado, por isso essa pesquisa visa contribuir para a preservação e divulgação da cultura, da tradição e do patrimônio edificado rural do Seridó-RN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. ALEXANDRE JOSÉ GONÇALVES DE MEDEIROS

HIPÉRIDES LAMARTINE DE FARIA (1926 - 2014).